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https://bdm.unb.br/handle/10483/20038
Título: | Avaliação da influência de fatores associados ao clima em sala de aula a partir da percepção de estudantes do 1° ano do Ensino Médio sobre o desempenho em matemática |
Autor(es): | Santos, Thalyta Brito dos |
Orientador(es): | Vinha, Luís Gustavo do Amaral |
Assunto: | Avaliação educacional Desempenho escolar Análise multinível (Estatística) Regressão multinível (Estatística) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 3-Mai-2018 |
Referência: | SANTOS, Thalyta Brito dos. Avaliação da influência de fatores associados ao clima em sala de aula a partir da percepção de estudantes do 1° ano do Ensino Médio sobre o desempenho em matemática. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto dos fatores associados ao clima em sala de aula sobre o desempenho dos alunos na prova de proficiência em matemática, utilizando análise multinível. Foram avaliados 10.868 alunos do 1o ano do Ensino Médio, distribuídos em 145 escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. Na análise multinível foram considerados dois níveis de hierarquia, alunos (nível 1) e escola (nível 2), sendo que as variáves consideradas no modelo final concernentes aos alunos foram sexo, reprovação, bolsa família, fator relação professor-aluno e fator indisciplina. Quanto à escola, as variáveis consideradas foram número de salas de aula e número de funcionários. O modelo final também apresentou efeito randômico para a variável relacionada a afinidade do aluno com o estudo de matemática e interação entre o fator relação professor-aluno e o número de funcionários nas escolas. Os resultados encontrados mostraram que os fatores associados ao clima em sala de aula, relação professor-aluno e a indisciplina, afetam significativamente o desempenho dos estudantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2017. |
Aparece na Coleção: | Estatística
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