Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19993
| Título: | Artes visuais na educação inclusiva de pessoas com síndrome de Down : o caso da Escola Manoel Braz de Melo em Cruzeiro do Sul - Acre |
| Autor(es): | Silva, Maria Mirtes da Rocha |
| Orientador(es): | Barreto, Carla Conceição |
| Assunto: | Down, Síndrome de Inclusão escolar Educação inclusiva |
| Data de apresentação: | 4-Dez-2017 |
| Data de publicação: | 24-Abr-2018 |
| Referência: | SILVA, Maria Mirtes da Rocha. Artes visuais na educação inclusiva de pessoas com síndrome de Down: o caso da Escola Manoel Braz de Melo em Cruzeiro do Sul - Acre. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul - Acre, 2017. |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica do professor de atividades complementares curriculares do ensino médio com vistas a identificar a utilização das artes visuais no ensino dos alunos com síndrome de Down. No tocante aos objetivos específicos pretende-se: a) ampliar o conhecimento acerca do referencial teórico relacionado às artes visuais e a educação inclusiva; b) identificar como se dá a interação entre o emprego da arte visual e a aprendizagem dos alunos com síndrome de Down; c) contribuir para elaboração de políticas educacionais voltadas para inserção dos alunos com síndrome de Down no ensino médio. Ao trabalhar com a educação inclusiva, busca-se demonstrar a importância das artes visuais como ferramenta pedagógica, enfatizando o fato desta contribuir para o desenvolvimento intelectual das pessoas com deficiência, possibilitando o aprendizado das disciplinas comuns do ensino médio. O principal objetivo é demonstrar que as pessoas com síndrome de down podem estudar em classes regulares e que a inserção desses sujeitos no ambiente escolar contribui para prepara-los para a vida em sociedade, bem como para o mercado de trabalho. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
| Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons