Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MariaMirtesDaRochaSilva_tcc.pdf572,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarreto, Carla Conceição-
dc.contributor.authorSilva, Maria Mirtes da Rocha-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Mirtes da Rocha. Artes visuais na educação inclusiva de pessoas com síndrome de Down: o caso da Escola Manoel Braz de Melo em Cruzeiro do Sul - Acre. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul - Acre, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica do professor de atividades complementares curriculares do ensino médio com vistas a identificar a utilização das artes visuais no ensino dos alunos com síndrome de Down. No tocante aos objetivos específicos pretende-se: a) ampliar o conhecimento acerca do referencial teórico relacionado às artes visuais e a educação inclusiva; b) identificar como se dá a interação entre o emprego da arte visual e a aprendizagem dos alunos com síndrome de Down; c) contribuir para elaboração de políticas educacionais voltadas para inserção dos alunos com síndrome de Down no ensino médio. Ao trabalhar com a educação inclusiva, busca-se demonstrar a importância das artes visuais como ferramenta pedagógica, enfatizando o fato desta contribuir para o desenvolvimento intelectual das pessoas com deficiência, possibilitando o aprendizado das disciplinas comuns do ensino médio. O principal objetivo é demonstrar que as pessoas com síndrome de down podem estudar em classes regulares e que a inserção desses sujeitos no ambiente escolar contribui para prepara-los para a vida em sociedade, bem como para o mercado de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleArtes visuais na educação inclusiva de pessoas com síndrome de Down : o caso da Escola Manoel Braz de Melo em Cruzeiro do Sul - Acrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-24T12:00:53Z-
dc.date.available2018-04-24T12:00:53Z-
dc.date.submitted2017-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19993-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons