Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JucieleFonsecaCorreia.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fragmento e paisagem no cinema de Abbas Kiarostami e Naomi Kawase
Autor(es): Correia, Juciele Fonseca
Orientador(es): Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
Assunto: Cinema
Paisagens
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 23-Abr-2018
Referência: CORREIA, Juciele Fonseca. Fragmento e paisagem no cinema de Abbas Kiarostami e Naomi Kawase. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nas linhas que se seguem, propomos uma investigação no cinema de Naomi Kawase e Abbas Kiarostami a partir dos conceitos estéticos de fragmento e de paisagem. O objetivo é encontrar as aberturas de narrativas nas obras desses cineastas provocadas pelas paisagens que, nos filmes analisados, interrompem o constructo narrativo fílmico, criando espaço para a contemplação do e pelo personagem. O recurso estilístico utilizado para inserir as paisagens-fragmentos nos filmes é um plano do personagem contemplando algo e um contra plano aberto ou em panorama do espaço contemplado que vem a ser paisagem. A paisagem é alinhada, na pesquisa, à noção de narrativa fragmentária, cuja fragmentação propõe uma abertura do sentido da obra. A análise centra-se nos filmes Shara (2006) de Naomi Kawase e Gosto de Cereja (1997) de Abbas Kiarostami.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons