Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19969
Título: | Crítica ao fundamentalismo espistemológico na construção do ensino de História na Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | Sampaio, Leonardo Grokoski |
Orientador(es): | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) História - estudo e ensino Historiografia |
Data de apresentação: | 14-Dez-2017 |
Data de publicação: | 23-Abr-2018 |
Referência: | SAMPAIO, Leonardo Grokoski. Crítica ao fundamentalismo espistemológico na construção do ensino de História na Base Nacional Comum Curricular. 2017. [31] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente artigo é uma proposta de Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em História pela Universidade de Brasília. Primeiramente traçamos uma breve genealogia da epistemologia científica moderna com foco na produção do conhecimento histórico e nas historiografias ao longo dos séculos XIX e XX. Dialogando com as variadas correntes críticas epistemológicas situamos o Brasil numa condição pós-colonial de permanências estruturantes do período colonial que definem a organização social, distribuição do poder e legitimação dos saberes. Em segundo lugar faremos uma análise sobre os conteúdos do ensino de História apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda em tramitação, por meio de uma análise qualitativa e comparativa entre a primeira versão proposta e a segunda versão apresentada. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons