Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrianov, Artem | - |
dc.contributor.author | Dias, Davi Gustavo Gomes | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Davi Gustavo Gomes. Análise do estado de tensão deformação de grão combustível sólido de foguete híbrido. 2016. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O recente desenvolvimento de projetos de motores foguetes híbridos para utilização em lançamento a partir de uma certa altitude abre novas possibilidades para a indústria como um todo. Se faz necessário então, entender como os elementos do sistema propulsivo operam nessas condições especiais. Em um motor foguete híbrido, o grão combustível solido é um dos elementos com grande sensibilidade a condições adversas de solicitação mecânica. Desta forma, o presente trabalho visa analisar o comportamento mecânico
de um pequeno grão propelente feito de materiais comuns, como parafina e polietileno, submetido a condições de baixas temperaturas. Para tanto utilizou-se a teoria das cascas de paredes grossas e a teoria que trata das tensões térmicas devido ao resfriamento para calcular a distribuição de tensão no grão analiticamente. Posteriormente os resultados analíticos foram usados para verificar o uso do software nas simulações computacionais por elementos finitos. Construiu-se então novos modelos numéricos, como o axisimétrico e de
deformação plana, com condições de contorno que aproximam a simulação das condições reais a qual o motor vai enfrentar. Ao final foram realizados ensaios em um motor foguete híbrido para observar o desempenho de um grão de parafina com a presença de trincas. Os resultados descartam o uso da parafina nesse tipo de aplicação e apontam que o HDPE é capaz de sobreviver estruturalmente a essas condições. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais - sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustíveis para motores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.title | Análise do estado de tensão deformação de grão combustível sólido de foguete híbrido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T12:38:57Z | - |
dc.date.available | 2018-04-13T12:38:57Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19899 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The recent R&D projects aimed for launching of hybrid propellant rockets from high altitudes open new possibilities for the aerospace industry. It is, therefore, necessary to understand how the elements of the propulsion system operate in these special conditions. In a hybrid rocket motor, the fuel grain solid is one of the elements with great sensitivity to adverse mechanical stress. Thus, this study aims to analyze the mechanical behavior of a small propellant grain made of common materials such as paraffin and polyethylene, subjected to low temperatures. Thick walled theory and thermal stresses are used to obtain preliminary results about the stress distribution in the grai. Then the analitical results are used to check the software of computational simulations by finite element. From there it was possible to construct new numerical models, such as the axisymmetric and plane strain, with boundary conditions that approach the simulation of the actual conditions that the grain will face. Finally, tests were carried out on a hybrid rocket engine to see the performance of a paraffin grain in the presence of cracks. The results discard the use of paraffin in this type of application and indicate that structure of HDPE is able to survive these conditions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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