Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, José Alexander | - |
dc.contributor.author | Zanardi, Vinícius Vieira | - |
dc.identifier.citation | ZANARDI, Vinícius Vieira. Fadiga multiaxial: avaliação comparativa entre os métodos da mínima circunferência, método da caixa e método do momento de inércia. 2017. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma avaliação comparativa entre três diferentes métodos para o cálculo da amplitude de tensão cisalhante equivalente, em critérios de fadiga multiaxial, baseados na abordagem de plano crítico: Método da Mínima Circunferência/Minimum Circumscribed Circle (MCC), Método da Caixa/Maximum Rectangular Hull (MRH) e Método do Momento de Inércia/Moment of Inertia (MOI). Os resultados destes métodos serão aplicados ao critério de fadiga multiaxial proposto por Susmel e Lazzarin (2002), a fim de avaliar quais métodos fornecem as melhores estimativas de resistência a fadiga, para ensaios de flexão e torção em situações no limiar da resistência à fadiga para diferentes tipos de aço. Visando a avaliação do modelo de Susmel e Lazzarin, foi convencionado um índice de resistência em fadiga que mede o quanto a situação de carregamento imposta nos testes está distante da condição de falhar (limite de fadiga), definido como Índice de Erro (IE). Para se computar o plano crítico, foi utilizada a definição proposta por Araújo et al. (2011), a qual considera explicitamente a influência da tensão normal máxima na localização do plano crítico. Em termos gerais, o melhor desempenho foi obtido pelo Método da Caixa, o qual apresentou a média dos índices de erro (IE) mais próxima aos dados experimentais, 2,0% de erro para carregamentos síncronos e 1,9% para assíncronos, e um menor desvio padrão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga (Mecânica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais - fadiga | pt_BR |
dc.title | Fadiga multiaxial : avaliação comparativa entre os métodos da mínima circunferência, método da caixa e método do momento de inércia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-11T15:37:24Z | - |
dc.date.available | 2018-04-11T15:37:24Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19881 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents a comparative evaluation of three different methods available in the literature for calculating the equivalent shear stress amplitude on a critical plane based multiaxial fatigue approach: Minimum Circumscribed Circle (MCC), Maximum Rectangular Hull (MRH) and Moment of Inertia (MOI). These method's results will be applied to Susmel and Lazzarin's criteria, in order to evaluate which method provides the best estimate of fatigue strength for different steel types under traction and torsion loads. In order to evaluate the performance of such multiaxial model, an error index was adopted, in which negative values for the error index indicates that fatigue loading is less than the material fatigue strength. The critical plane definition used in this work was based on the definition proposed by Araújo et al. (2011), which considers the influence of the maximum normal stress on the critical plane localization. In general, MRH presented de best results, obtaining error index values near experimental data values, 2.0% for synchronous loadings and 1.9% for asynchronous, and the lowest standard deviation. All methods were applied using Matlab. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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