Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EdinalvaDeJesusFarias_tcc.pdf3,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A pintura rupestre para as Artes Visuais e para a História : contribuições para a aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental 2
Autor(es): Farias, Edinalva de Jesus
Orientador(es): Silva, Claudio Vicente da
Assunto: Arte rupestre
Arte na educação
Ensino fundamental
Arte pré-histórica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 6-Abr-2018
Referência: FARIAS, Edinalva de Jesus. A pintura rupestre para as Artes Visuais e para a História: contribuições para a aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental 2. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul - AC, 2017.
Resumo: A presente monografia tem como tema: “A pintura rupestre para as Artes Visuais e para a História: Contribuições para a aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental 2”. Visa verificar se os professores de Arte e de História utilizam em suas aulas o conteúdo da Arte rupestre no processo ensino-aprendizagem dos alunos, e quais contribuições que este estudo favorece na formação dos estudantes. A mesma teve como objetivos: verificar se os professores de Arte e de História utilizam em suas aulas o conteúdo da Arte rupestre no processo ensino-aprendizagem dos alunos, e quais contribuições que este estudo favorece na formação dos estudantes. Analisar as contribuições das Artes Visuais na formação dos estudantes; verificar o que a pintura rupestre representa para as Artes Visuais e para a História; Discutir os conceitos de Arte Rupestre, reconhecendo-a como ferramenta de expressão de sentimentos entre os povos ao longo do tempo; Verificar se as pinturas rupestres são utilizadas pelos professores nas aulas de Artes Visuais e na disciplina de História e quais as suas contribuições a aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada na elaboração da monografia foi através de revisão de literatura, com discussão de teóricos sobre o tema abordado, e também por estudo de campo, utilizando como instrumento de pesquisa aplicação de um questionário a professores do Ensino Fundamental II, da escola Estadual Padre Damião, em Cruzeiro do Sul, Acre.Foi realizado análise de 2 livros didáticos de História do Ensino Fundamental séries finais. Os resultados da pesquisa nos permitiu reconhecer a importância da Arte Rupestre na aprendizagem dos alunos, principalmente nas aulas de Artes Visuais e da disciplina de História, favorecendo aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades artísticas, e uma aprendizagem dos conhecimentos históricos mais satisfatório referente a Arte Rupestre e seus significados aos povos Pré-Históricos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19840
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons