Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaDeAbreuBarbosa_tcc.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Linhas de pobreza e de riqueza : simulações para o Distrito Federal
Autor(es): Barbosa, Jessica de Abreu
Orientador(es): Souza Peñaloza, Rodrigo Andres de
Assunto: Pobreza
Desigualdade de renda
Renda - distribuição
Data de apresentação: 22-Jun-2017
Data de publicação: 4-Abr-2018
Referência: BARBOSA, Jessica de Abreu. Linhas de pobreza e de riqueza: simulações para o Distrito Federal. 2017. viii, 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com a relevância de estudos envolvendo redução de desigualdades de renda e o desenvolvimento de ações e metas que têm por objetivo a erradicação da pobreza, este trabalho forneceu uma revisão de literatura que engloba linhas de pobreza e de riqueza, a importância dessas linhas para mensuração da pobreza e da riqueza, a sua relação com índices e as controvérsias que concernem essas linhas. Com isso, a partir da abordagem para a linha de riqueza de Medeiros (2006), foram feitas simulações de linhas de riqueza para o Distrito Federal com o uso de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) para os anos de 1992 a 2015. Os resultados apontam que a desigualdade de renda na população do Distritito Federal é elevada e isso se verifica em todos os anos da série histórica, mesmo nos quais a linha de riqueza estimada foi menor.
Abstract: With the relevance of studies involving the reduction of income inequalities and the development of actions and goals that aim to eradicate poverty, this work provided a literature review that encompasses poverty and wealth lines, the importance of these lines for both poverty and richness measurement, its relationship with indices and the controversies that concern these lines. With this, from the approach to the affluence line of Medeiros (2006), simulations of affluence lines for the Distrito Federal were made using data from the Employment and Unemployment Survey (PED) for the years 1992 to 2015 The results indicate that the income inequality in the population of the Distrito Federal is high and this is verified in all the years of the historical series, even in which the estimated affluence line was lower.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons