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Título: Torneamento do aço SAE 4340 com mínima quantidade de lubrificante
Autor(es): Freitas, Rafael de Souza
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Tornearia
Aço
Usinagem
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 2-Abr-2018
Referência: FREITAS, Rafael de Souza. Torneamento do aço SAE 4340 com mínima quantidade de lubrificante. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise do comportamento de um aço SAE 4340 durante o processo de torneamento. A escolha por esse aço foi feita por sua grande utilização em componentes mecânicos, principalmente na indústria automotiva. Na análise deste trabalho foram variados os parâmetros de corte (velocidade de corte, profundidade e avanço) por meio de um planejamento fatorial 2³ no torneamento do aço SAE 4340, para verificar a resposta que o material tem a essas mudanças e a relação que essas variações têm entre si, aplicando ainda ao processo de usinagem o uso da técnica de Mínima Quantidade de Lubrificante (MQL), aplicação de fluido de corte em abundância por jorro e torneamento a seco, sem uso de fluido de corte. As variáveis de saída analisadas foram a rugosidade média da superfície torneada e a potência elétrica ativa adquirida durante o torneamento. Os resultados mostraram um equilíbrio entre os diferentes sistemas de lubrificação para as condições de corte impostas no torneamento do aço SAE 4340, a técnica utilizando MQL não se destaca das outras, uma vez que teve basicamente, o mesmo desempenho no acabamento superficial da peça quando comparado com jorro e com o torneamento a seco. Nos ensaios de potência apenas com a variação do avanço a técnica de MQL teve um desempenho melhor do que no torneamento a seco, e igual na aplicação com jorro.
Abstract: This paper is about the analysis of the behavior of a steel classified as SAE 4340 during the turning, the choosing of this steel was because of his great use in mechanical components mainly in the automobile industries. Will be change in this analysis some of the machining process parameters to check the material answers related to the changes and how this changes interacted with each other. The three parameters that will be variated concerns lubrication, they are: dry turning (without lubricant), turning using minimum quantity lubrication (MQL), and conventional turning with a wet of lubricant. With the variating of these parameters, the paper seeks to check some aspects like surface roughness and electric power during turning. The analyzed outputs were the average roughness and the electric power during the turning process. The results showed a balance between the different lubrication systems for the SAE 4340 steel, the MQL system doesn’t stand out in comparison to the other systems of lubrication. In the electric power experiment, the MQL system had better results than the others had systems of lubrication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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