Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simone, Domenico | - |
dc.contributor.author | Costa Filho, Joel Alves | - |
dc.identifier.citation | COSTA FILHO, Joel Alves. Modelagem e análise numérica de um sistema de ignição do tipo tocha baseado na combustão CH4/O2. 2017. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os foguetes utilizam de sistemas propulsivos para gerar a força necessária requerida pela missão. Essa força é obtida, na grande maioria dos foguetes, por meio da propulsão química, a qual usa reações químicas para aumentar a energia interna do gás e essa energia é, então, transformada em energia cinética pela tubeira. Para ocorrer a combustão é necessário um ignitor para proporcionar a temperatura de ignição dos propelentes. Com o intuito de aprimorar os sistemas de ignição necessita-se de vários testes experimentais que tem um custo elevado. O Fluido Dinâmico Computacional (CFD) é largamente empregada hoje em dia para a redução dos gastos. Utilizando simulações numéricas pode-se prever o comportamento do motor que está sendo estudado e, assim, reduzir o número final de protótipos a serem desenvolvidos. O presente trabalho analisa numericamente a combustão CH4/O2 dentro do ignitor do tipo tocha produzido pelo grupo de propulsão da UnB-FGA. Para tanto, foram realizados cálculos preliminares no software CEA® e simulações no Fluent Ansys®. Os valores de temperaturas obtidos nos primeiros cálculos divergiram dos valores experimentais, mas os cálculos foram importantes para demonstrar o comportamento das temperaturas e das concentrações das espécies químicas e, então, determinar parâmetros iniciais para a simulação. Então, o ignitor foi simulado para diferentes valores de razões equivalentes, chegando à conclusão que quanto maior o Φ, mais elevado é a eficiência da combustão e o fluxo de calor, entretanto Φ menores apresentam maiores temperaturas e respeitam a propriedade de auto resfriamento do ignitor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais - sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análise numérica de um sistema de ignição do tipo tocha baseado na combustão CH4/O2 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-29T12:29:42Z | - |
dc.date.available | 2018-03-29T12:29:42Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19773 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The rockets use propulsion systems to generate the required thrust for the mission. This thrust is obtained, for the almost all rockets, by chemical propulsion system, which uses chemical reactions to increase the internal energy of the gas, and this energy is then transformed into kinetic energy by the nozzle. It is necessary an ignitor to produce the combustion. The ignitor provides the ignition temperature of the propellants. To improve the ignition systems is needed many experimental tests that has high costs. The Computational Fluid Dynamic (CFD) is widely used nowadays to reduce the costs. The present work analyses the combustion CH4/O2 numerically into the torch ignitor developed by the propulsion group of UnB-FGA. For this, preliminary calculations were done by the software CEA® and simulations have been made by the Fluent Ansys®. The obtained values of temperature were different in comparison to the experimental values, but the calculations were important to show the behavior of the temperatures and the concentrations of the chemical species and then to determine the input parameters for the future simulation. Then, the ignitor has been simulated for different values of equivalent ratio. It was concluded that as bigger as the Φ, the efficient of combustion and heat flux are higher, however Φ smaller give the highest temperature and the self-cooling is respected by the minors Φ. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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