Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaianeResendeRochaSa_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.authorSá, Raiane Resende da Rocha-
dc.identifier.citationSÁ, Raiane Resende da Rocha. A orientação profissional continuada no ensino médio e o desenvolvimento de um aplicativo como ferramenta tecnológica para mediação do processo de escolha. 2017. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo sobre a Orientação Profissional na era tecnológica e o delineamento de um aplicativo como ferramenta de facilitação do processo de escolha. A OP é uma ramificação da Orientação Educacional que auxilia o aluno na busca do autoconhecimento, reconhecimento das profissões e o desenvolvimento de sua identidade. A escola é responsável por auxiliar o serviço de orientação. Mas, nos últimos anos perdeu espaço e a implementação dessa matérias se dissolveu em meio a tantos outros serviços. No entanto, a necessidade dos alunos quanto a orientação não desapareceu. Comumente, alunos do Ensino Médio passam pelo processo de escolha profissional sem qualquer auxílio. Estes têm utilizado recursos diversos para suprir essa necessidade e a escola cada vez mais se abstém dessa obrigação e a família é um fator que influencia nessa tomada de decisão(SOARES, 2002). Com o advento da internet, os sites de busca têm prestado serviço de orientação. Considerando o contexto tecnológico e os recursos disponíveis, a inovação desta área é uma necessidade evidente. A OP pode ser alavancada pela junção de recursos tecnológicos com atendimento presencial nas Universidades públicas, por meio de um aplicativo que trace o perfil profissional dos alunos a partir de suas preferências, em conjunto com atendimento presencial durante todo o Ensino Médio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordOrientação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordInteresse profissionalpt_BR
dc.titleA orientação profissional continuada no ensino médio e o desenvolvimento de um aplicativo como ferramenta tecnológica para mediação do processo de escolhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-29T11:31:34Z-
dc.date.available2018-03-29T11:31:34Z-
dc.date.submitted2017-07-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19770-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is a study about Professional Orientation in the technological era and the design of an application as a tool to facilitate the process of choice. The OP is a branch of Educational Guidance that assists the student in the search for self-knowledge, recognition of the professions and the development of their identity. The school is responsible for assisting the guidance service. But in recent years it lost space and the implementation of these matters dissolved in the midst of so many other services. However, the students' need for guidance has not disappeared. Usually, high school students go through the process of professional choice without any help. These have used diverse resources to meet this need and the school is increasingly abstaining from this obligation and the family is a factor that influences this decision making (SOARES, 2002). With the advent of the internet, the search engines have provided guidance service. Considering the technological context and available resources, innovation in this area is an obvious necessity. The OP can be leveraged by the combination of technological resources with face-to-face attendance in the public universities, through an application that traces the professional profile of the students based on their preferences, together with face-to-face attendance throughout the High School.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons