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Título: O exercício cênico em sala de aula sob a perspectiva da educação inclusiva : uma experiência na Escola Estadual Antônio Epaminondas em Cuiabá-MT
Autor(es): Butakka, Eduardo de Freitas
Orientador(es): Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Assunto: Educação inclusiva
Teatro na educação
Jogos teatrais
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: BUTAKKA, Eduardo de Freitas. O exercício cênico em sala de aula sob a perspectiva da educação inclusiva: uma experiência na Escola Estadual Antônio Epaminondas em Cuiabá-MT. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2018.
Resumo: Este trabalho parte as observações feitas durante as aulas de estágio do curso de Licenciatura em Teatro, em particular a respeito das dificuldades de se trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Como objetivo geral, visa compreender o ensino do Teatro na educação formal sob a perspectiva da inclusão. Seus objetivos específicos incluem: apresentar as concepções de Educação Inclusiva; identificar a contribuição do Teatro na inclusão de alunos na educação formal e relatar os jogos teatrais e dramáticos utilizados nas aulas, bem como as apreensões dos estudantes, dialogando com o referencial teórico pesquisado. Trata-se de uma pesquisa, com abordagem qualitativa, realizada em uma turma de ensino médio da rede pública na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso. Apresenta como resultado as observações sobre o despreparo dos professores ao trabalharem com educandos com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Aborda, ainda, a importância do ensino do Teatro como ferramenta de percepção das necessidades educacionais especiais dos alunos e de potencialização de suas habilidades ao estimular a auto-expressão, a autoestima, a sensibilidade estética, o respeito ao direito à diversidade e o exercício pleno da cidadania.
Abstract: This work is based on the observations made during the internship classes of the Degree in Theater, in particular about the difficulties of working with students with special educational needs in regular education. As a general objective, it aims to understand Theater teaching in formal education from the perspective of inclusion. Its specific objectives include: presenting the conceptions of Inclusive Education; to identify the contribution of the Theater in the inclusion of students in formal education and to report the theater games and drama games used in the classes, as well as the students' apprehensions, in dialogue with the researched theoretical framework. This is a qualitative research carried out in a high school classroom of the public school system in the city of Cuiabá, state of Mato Grosso. It presents as a result the observations about the teachers' unpreparedness when working with students with marked learning disabilities. It also addresses the importance of Theater teaching as a tool for the perception of students' special educational needs and for enhancing their abilities by stimulating self-expression, self-esteem, aesthetic sensibility, respect for the right to diversity and full exercise of citizenship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.19766
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