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Título: Avaliação do desgaste da ferramenta de corte e acabamento superficial da peça no torneamento paralelo de titânio com diferentes sistemas de lubrirefrigeração
Autor(es): Camargo, Pedro de Souza
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Ligas de titânio
Metais - corte
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: CAMARGO, Pedro de Souza. Avaliação do desgaste da ferramenta de corte e acabamento superficial da peça no torneamento paralelo de titânio com diferentes sistemas de lubrirefrigeração. 2017. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Titânio e suas ligas são ideais para aplicações que exigem resistência à alta temperatura, propriedades anticorrosivas e antioxidativas, além de elevada resistência mecânica e baixa densidade. Possui grande afinidade química com oxigênio a altas temperaturas, exigindo controle de temperatura durante processo de usinagem. Este trabalho tem como objetivo comparar o desgaste da ferramenta de metal duro e a rugosidade superficial da peça no torneamento paralelo de titânio utilizando técnicas de lubrificação e refrigeração do tipo a seco, MQL e jorro. Os resultados mostraram uma maior vida útil da ferramenta com a utilização de fluido de corte em abundância ao passo que apresentou desgaste do flanco médio do tipo cratera com possível evolução para falha catastrófica, acompanhado de melhor acabamento superficial para rugosidade máxima Rz.
Abstract: Titanium and its alloys are ideal for applications requiring high temperature resistance, anticorrosion and anti-oxidation properties, as well as high mechanical strength and low density. They are materials that have high chemical affinity with oxygen at high temperatures, requiring temperature control during the machining process, which can be performed with the use of refrigeration systems as well as lubrication. This work aims to evaluate the wear of the M grade carbide tool and the surface roughness of the workpiece in titanium parallel turning using lubrication and cooling techniques using flood and MQL, as well as dry turning. The results showed a longer tool life with the use of cutting fluid in abundance whereas it showed crater type flank wear with possible evolution to catastrophic failure, accompanied by a better surface finish for RZ maximum roughness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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