Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19762
Título: | Ônibus de piso duplo : proposição para direcionamento de um novo regulamento sobre os aspectos de segurança |
Autor(es): | Gonçalves, Sara Duarte |
Orientador(es): | Oliveira, Alessandro Borges de Sousa |
Assunto: | Ônibus Segurança veicular Automóveis - sistemas de segurança |
Data de apresentação: | 5-Jul-2017 |
Data de publicação: | 28-Mar-2018 |
Referência: | GONÇALVES, Sara Duarte. Ônibus de piso duplo: proposição para direcionamento de um novo regulamento sobre os aspectos de segurança. 2017. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Quesitos relacionados à segurança veicular estão cada vez mais em destaque no Brasil e no mundo. Desde a sua invenção, os veículos vêm passando por mudanças para otimização de produção, diminuição de custos, aumento de segurança, entre outros. O Brasil é um pais com uma malha rodoviária de aproximadamente 1.713.885 quilômetros e o quinto maior mercado da indústria automobilística mundial, contando com 601.522 ônibus. Uma escolha muito comum entre as companhias de transporte rodoviária é a utilização de ônibus duplo-piso. No entanto esse tipo de veículo é pouco abordado nas normativas brasileiras no que tange teste sobre a segurança estrutural. Atualmente as normativas falam sobre esse tipo de veículo, porém os métodos de cálculo e ensaios não utilizam o modelo em questão. Dessa maneira, nesse trabalho é feita uma revisão normativa sobre o assunto e ainda apresenta uma proposição para direcionamento de um novo regulamento sobre os aspectos de segurança. Devido aos acidentes que aconteceram nos últimos anos, foram levantados questionamentos e informações a respeito deste tipo de veículo sendo identificado a falta de especificações de requisitos de ensaio estrutural no que tange a superestrutura. A legislação brasileira já passou por atualizações para veículo da característica M3 estando vigente a Resolução CONTRAN n.º 445 de 2013. |
Abstract: | Requirements related to vehicle security are increasingly prominent in Brazil and worldwide. Since its invention, the vehicle is undergoing changes to production optimization, cost savings, increased safety, among others. Brazil is a country with a road network of approximately 1,713,885 km and the fifth largest market in the world auto industry, with 562,343 bus. A very common choice among companies of road transport is the use of double-deck buses. However this type of vehicle is rarely addressed in Brazilian regulations regarding testing on the structural safety. Currently the normative talk about this type of vehicle but the calculation methods and assays do not use the model in question. Thus, in this work, a regulatory review on the subject and still has a proposition for targeting a new regulation on the security aspects. Because of the accidents that have happened in recent years, questions have been raised and information regarding this type of vehicle being identified lack of specifications. Brazilian law has gone through three updates to vehicle M3 feature being the current CONTRAN Resolution No. 445 of 2013. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons