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Título: Alcance e limites da pedagogia de grupos realizada com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Distrito Federal
Autor(es): Albuquerque, Aurélio Landim
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Adolescentes infratores
Menor infrator
Medidas socioeducativas
Educação do adolescente
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: ALBUQUERQUE, Aurélio Landim. Alcance e limites da pedagogia de grupos realizada com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Distrito Federal. 2017. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho trata da temática de Pedagogia de Grupos aplicada a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Distrito Federal. A realização da pesquisa emergiu a partir da necessidade de identificar com maior clareza os alcances e as limitações encontradas nas práticas de grupos socioeducativos realizadas junto a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, sejam em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade) em Semiliberdade ou em Internação. A partir da contextualização do referencial teórico da pesquisa foi possível abordar as legislações que tratam das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes que pratiquem atos infracionais e conceitos teóricos metodológicos de autores que abordam em suas obras literárias a temática socioeducação, e também as práticas pedagógicas em diversos espaços e contextos educativos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a servidores - Especialistas Socioeducativos e temporários (Pedagogos, Psicólogos e Assistentes Sociais), profissionais vinculados à Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal que atuam diretamente com os adolescentes, nas respectivas medidas socioeducativas. Para a análise dos dados coletados optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo. Com a realização da pesquisa foi possível identificar alguns alcances dos grupos socioeducativos, como por exemplo a interação social, compartilhar histórias de vida e a possibilidade de adquirir novos saberes. Quanto às limitações, ressaltamos a escassez de servidores, questões de logística das unidades e a ausência de métodos avaliativos institucionalizados que permitam mensurar os ganhos e as limitações das práticas pedagógicas adotadas e possibilitar repensar de modo assertivo novas estratégias. Observou-se também a necessidade de as Universidades estarem mais próximas das práticas interventivas, para assim contribuírem sistematicamente por meio dos eixos de ensino, pesquisa e extensão com as práticas pedagógicas de grupos na socioeducação.
Abstract: The present study aims the theme of Pedagogy applied to group works with adolescents and juvenile offenders involved in the context of crimes in the city of Brasília, Brazil. The research intends to identify more clearly the benefits and limitations of the group work methodology as carried out with adolescents in probation or imprisoned. The methodology used approaches literature and legislation reviews regards to juvenile offenders and justice measures applied in their cases. It also discusses the analysis of recognized authors on the theme of socio and educational practices on several contexts, in and outside schools. Additionally the research brings data gathered through interviewing educational system of juvenile offenders’ workers (Pedagogues, Social Workers and Psychologists). Once the data was collected it was analyzed using the method of content analysis. The results show that the group works with these adolescents improves social interaction; life stories share experience and knowledge acquisition. The study points out as limitations to the methodology of group work the scarcity of workers, poor logistics and lack of proper evaluation programs. It becomes clear as an additional result how necessary is the contribution of University researchers on planning and building more effective group work practices in the context of the work with juvenile and young offenders.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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