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Título: A disciplina Libras na Faculdade de Educação
Autor(es): Silva, Lídia Brenda Pinho
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Educação especial
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: SILVA, Lídia Brenda Pinho. A disciplina Libras na Faculdade de Educação. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender como se deu o processo de implementação da disciplina Libras na Faculdade de educação da Universidade de Brasília/UnB e quais são as suas singularidades, com isso entender de que maneira essa inserção contribui para a formação do professor. Além disso, o estudo espera ajudar na divulgação da disciplina Libras. Para tanto, buscou-se a origem histórica da educação de surdos no Brasil e no mundo e quais as principais referências para esse ensino. Além disso, foi feito um estudo do amparo legal que fez parte desse processo, que contou com um movimento de luta por parte da comunidade surda. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa que tem como característica não se preocupar com a parte numérica mas principalmente com o aprofundamento da compreensão da sociedade. Para a melhor construção desse trabalho foram realizadas entrevistas com professoras da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, especialmente da área de Educação Especial/Inclusiva, que participaram da implementação da disciplina Escolarização de Surdos e Libras e que detinham inúmeras informações enriquecedoras para a pesquisa. Ao final, foi possível perceber o quão importante foi o reconhecimento da Libras como língua e ainda maior a chegada do ensino de Libras dentro das universidades para os sujeitos surdos que lutam até os dias de hoje por seu espaço em nossa sociedade.
Abstract: This paper aimed to understand how the process of implementation of the Libras discipline in the Faculty of Education of the University of Brasília / UnB and what their singularities are, in order to understand how this insertion contributes to the formation of the teacher. In addition, the study hopes to help in the disclosure of the Pounds discipline. In order to do so, we sought the historical origin of the education of the deaf in Brazil and in the world and what are the main references for this teaching. In addition, a legal protection study was carried out that was part of this process, which included a movement of struggle by the deaf community. The methodology used was a qualitative research that has as characteristic not to worry about the numerical part but mainly with the deepening of the understanding of the society. For the best construction of this work, interviews were conducted with teachers from the School of Education of the University of Brasília, especially in the area of Special / Inclusive Education, who participated in the implementation of the Discipline of Deafness and Pounds and had a wealth of information for research. In the end, it was possible to see how important the recognition of Libras as a language was and even more the arrival of the teaching of Libras within the universities for the deaf individuals who struggle until today for their space in our society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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