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2014_CássiadeOliveiraGonçalves.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNicolini, Eduardo Olivio Ravagni-
dc.contributor.authorGonçalves, Cássia de Oliveira-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Cássia de Oliveira. Implicações do abuso sexual no processo educacional: um olhar para a criança. 2014. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO abuso sexual infantil é uma realidade cada vez mais forte e seus efeitos tem adentrado o contexto escolar. Dessa forma, um olhar para esse fenômeno é extremamente necessário para o bom desenvolvimento de um trabalho pedagógico efetivo. O presente estudo busca analisar as implicações do abuso/violência sexual no processo educacional de crianças no início da escolarização priorizando os olhares dos educadores sobre o tema. A pesquisa bibliográfica abordou temas como desenvolvimento infantil e aprendizagem, sexualidade e abuso sexual para melhor compreender a sensibilidade do abuso sexual e suas especificidades. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, se instrumentou com questionários à profissionais de uma escola de educação infantil e anos iniciais e desenvolveu uma análise de um estudo de caso concreto ocorrido nessa escola. Participaram sete professores, coordenador pedagógico, orientador educacional e diretor. Realizou-se uma análise temática, gerando categorias que possibilitaram compreender os posicionamentos dos professores perante o fenômeno. Esta apontou para o despreparo dos profissionais da educação no que tange a identificação de casos, sua importância e trabalho com alunos em situação de abuso. Foi observada a necessidade de uma formação de educadores que priorize a sensibilização perante esse tema, e ofereça ferramentas para dirigir um olhar sensível à criança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.subject.keywordAbuso sexualpt_BR
dc.subject.keywordCrime sexualpt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordCrime contra a criançapt_BR
dc.titleImplicações do abuso sexual no processo educacional : um olhar para a criançapt_BR
dc.title.alternativeSexual abuse effects into the educational process : a look towards the childpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T14:20:38Z-
dc.date.available2018-03-27T14:20:38Z-
dc.date.submitted2014-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19751-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Child sexual abuse has become a common and public reality in our society and its effects penetrate school context. Thus, it is extremely necessary a glance towards the phenomenon in order to develop an effective pedagogical work with those children. This study aims at analyzing sexual abuse effects within schooling processes of young children, giving priority to educators’ perspectives about the theme. The literature review approached topics such as child development, learning, sexuality and sexual abuse in order to better understand its specificities. A qualitative based empirical work used questionnaires to analyzed how educators of a K-5 school responded to different aspects and situations and, it developed a study case analysis of a child from this school that had been abused. Seven teachers, the coordinator, and the counselor took part in the study. Results suggest that there is a lack of preparation of these professionals in order to identify and to deal with students under sexual abused conditions in the classroom. There is a need for educational training that targets the phenomenon and helps teachers to develop a sensitive look towards the abused child.pt_BR
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