Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IgorMichelangeloMendesMartins_tcc.pdf301,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Defesa da regulamentação profissional da Educação Física e evidências empíricas
Autor(es): Martins, Igor Michelângelo Mendes
Assunto: Regulamentação profissional
Educação física
Professores de educação física
Data de apresentação: 25-Nov-2015
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: MARTINS, Igor Michelângelo Mendes. Defesa da regulamentação profissional da Educação Física e evidências empíricas. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A regulamentação de profissões como a Educação Física (dentre tantas) é aprovada, por vezes, com parco debate e argumentos que carecem de respaldo na realidade. O estudo do impacto econômico que gera a regulamentação de profissões no país é carente, limitando-se a algumas coletas de informações da média salarial de dada classe profissional. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o discurso que fundamenta a regulamentação da profissão de Educação Física, através da lei 9696/98 sancionada pelo Presidente da República, frente a evidências empíricas de estudos econométricos realizados em países estrangeiros. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa documental. Conclui-se que as evidências empíricas contrariam o discurso pró-regulamentação quanto ao aumento da qualidade na prestação do serviço, além de indicarem tendências de piora de indicadores econômicos. Se fazem necessárias investigações econométricas no ambiente específico do Brasil e da Educação Física.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física, 2015.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons