Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JamilaKeiladoLagoCosta.pdf659,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aspectos do processo de desenvolvimento da língua inglesa por crianças de 4 e 5 anos em uma escola bilíngue
Autor(es): Costa, Jamila Keila do Lago
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação bilíngue
Escola bilíngue
Educação de crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 14-Jul-2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: COSTA, Jamila Keila do Lago. Aspectos do processo de desenvolvimento da língua inglesa por crianças de 4 e 5 anos em uma escola bilíngue. 2017. xi, 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo apresenta um exercício de pesquisa realizado por meio de vivência de práticas pedagógicas diárias, a fim de compreender aspectos sobre o processo de desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua a partir de práticas experienciais relacionadas à fala, linguagem. A autora busca também perceber estratégias, identificar a evolução do grupo e compreender o valor dessas práticas no processo de desenvolvimento da língua. Tem-se no ensino por experiências uma forma de aprender percebendo e vivenciando aquilo que é aprendido, assim a utilização do ensino por experiências na alfabetização bilíngue foi o tema abordado neste trabalho observando alunos de 4 e 5 anos. A pesquisa foi feita com um grupo de crianças de uma escola bilíngue de Brasília – Distrito Federal, no qual a autora vivenciou as práticas do cotidiano escolar. A pesquisa foi alicerçada nos fundamentos de autores como Montessori, Vygotsky, Hamers e Blanc e outros. Por fim, é possível perceber que as práticas pedagógicas nada são se o professor também não estiver envolvido e não buscar estratégia diferenciadas para envolver os alunos e assim possibilitar processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Abstract: This study presents a research exercise conducted by the daily life practices of pedagogical practices, in order to understand about the development process of the English language as a second language from experiential practices related to speaking, language. The author also seeks to understand strategies, identify the evolution of the group and understand the value of these practices in the process of language development. There is a way of learning by experiencing and experiencing what is learned in the teaching of experiences, so the use of teaching by experiences in bilingual literacy was the subject addressed in this study observing students of 4 and 5 years old. The research was carried out with a group of children from a bilingual school in Brasília - Federal District, where the author experienced the daily practices of school. The research was based on the foundations of authors such as Montessori, Vygotsky, Hamers and Blanc and others. Finally, it is possible to perceive that the pedagogical practices are nothing if the teacher is not involved and not seek differentiated strategies to involve the students and thus to enable processes of learning and development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons