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Título: Projeto e construção de um dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento
Autor(es): Fetter Júnior, Paulo Germano
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Poluição sonora
Bancada didática experimental
Automóveis - ruído
Data de apresentação: 20-Nov-2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: FETTER JÚNIOR, Paulo Germano. Projeto e construção de um dispositivo para caracterização do ruído pneu-pavimento. 2017. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com o aumento da concentração humana em cidades e consequente aumento no número de industrias, veículos, aviões e estabelecimentos comerciais, o ruído tem se tornado fonte de preocupação. Dentre as fontes de ruído nas cidades, o ruído decorrente do tráfego veicular é o maior causador de poluição sonora nestas. Em um veículo, o ruído pneu-pavimento é uma das fontes que mais contribui para o ruído total. Dessa forma, o ruído pneu-pavimento deve ser estudado. Bancadas em escala reduzida são utilizadas em universidades de todo o mundo, e tem se mostrado bastante úteis no âmbito didático e de pesquisa. Este trabalho apresenta as etapas de concepção e projeto de um dispositivo em escala reduzida para teste de ruído pneu-pavimento. O dispositivo contará com uma roda e pneu em escala reduzida, que circularão por uma pista, movidos por um motor elétrico acoplado a uma caixa de redução. Essa bancada será capaz de simular o contato pneu-pavimento de modo que se permita estudar e caracterizar o ruído gerado. Será possível variar o tipo de pavimento, o ângulo de cambagem e de convergência da roda, a carga sobre o pneu e a pressão do pneu, de modo a estudar o reflexo dessas variações no ruído gerado. A bancada proposta será produzida e alocada em laboratório na faculdade UnB Gama.
Abstract: With increasing human concentration in cities and a consequent increase in the number of industries, vehicles, airplanes and commercial establishments, noise has become a source of concern. Among the sources of noise in cities, noise from vehicular traffic is the major cause of noise pollution. In a vehicle, tire-pavement noise is one of the sources that most contribute to total noise. This way, the tire-pavement noise should be studied. Reduced-scale workbenches are used in universities around the world, and have proven to be very useful in teaching and research. This paper presents the steps of conception and project a reduced-scale device for tire-pavement noise testing. The device will have a reduced-scale wheel and tire, which will run on a track, moved by an electric motor coupled to a reduction box. This dispositive will be able to simulate the tire-pavement contact so that it is possible to study and characterize the generated noise. It will be possible to vary the pavement type, the wheel camber and convergence angles, the load on the tire and the tire pressure, in order to study the reflection of these variations in the generated noise. The proposed dispositive will be produced and allocated in laboratory at UnB Gama faculty.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
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