Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasdeLacerdaLudgero.pdf533,12 kBAdobe PDFver/abrir
2017_LucasdeLacerdaLudgero_Produto.pdf8,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sob a pele : relatos sobre os efeitos do racismo na saúde mental
Autor(es): Ludgero, Lucas de Lacerda
Orientador(es): Marques, Márcia
Assunto: Saúde mental
Identidade racial
Racismo
Discriminação racial
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 19-Mar-2018
Referência: LUDGERO, Lucas de Lacerda. Sob a pele: relatos sobre os efeitos do racismo na saúde mental. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente projeto é um livro-reportagem onde são apresentadas histórias de vida de pessoas que tiveram sua saúde mental afetada devido à situações de discriminação racial, sendo essas explícitas ou não. O livro-reportagem foi o gênero jornalístico escolhido por ser um formato que possibilita abordagens mais aprofundadas e por ser possível construir um texto em que as rédeas do texto jornalístico estão mais frouxas. O objetivo do trabalho é, antes de mais nada, ser um material que auxilie indivíduos negros que não perceberam que o seu mal estar emocional pode ser causado pelas situações de racismo experienciadas. Não perceber a relação entre os temas é reflexo da ideia de que vivemos em uma democracia racial por sermos todos miscigenados e, logo, não racistas. Contribuir para a erradicação dessa ideologia e para os debates sobre racismo e saúde mental também são intuitos deste projeto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons