Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MaynaBlottaRuggiero.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Marcela Temer, a primeira-dama e suas representações nos portais Folha de S. Paulo e O Globo
Autor(es): Ruggiero, Mayna Blotta
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Assunto: Jornalismo - aspectos políticos
Semiótica
Primeiras-damas
Mulheres na política
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 16-Mar-2018
Referência: RUGGIERO, Mayna Blotta. Marcela Temer, a primeira-dama e suas representações nos portais Folha de S. Paulo e O Globo. 2017. 150 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, os veículos Folha de S. Paulo e O Globo passaram a veicular matérias em referência a primeira-dama do Brasil, Marcela Temer. As matérias, amplamente divulgadas, contribuem para formar uma certa ideia não só sobre Marcela Temer, mas sobre ser mulher e primeira-dama. Busca-se nesta pesquisa, investigar como os portais representam a atual primeira dama do Brasil e como essas representações podem contribuir para a construção da imagem da mulher, esposa e primeira-dama. Neste contexto, partindo da análise das manchetes, imagens e texto, foi realizada uma análise semiótica com base na perspectiva de C. S. Peirce, para averiguar os modos como os jornais representam Marcela Temer em suas matérias.
Abstract: After Dilma Rousseff’s impeachment, the Brazilian news media Folha de S. Paulo and O Globo have been publishing news reports about Marcela Temer, the Brazilian first-lady. The widely spread news media articles contribute not only to give a certain idea of Marcela Temer, but also to give a certain idea of being woman and first-lady. This research aims to investigate how the news media represent the current Brazilian first-lady and how these representations may contribute to build the image of a woman, wife and first-lady. In this context, based on the analysis of headlines, images and texts, a semiotic analysis was carried out based on C. S. Peirce’s semiotics in order to ascertain the way the news media represent Marcela Temer on their reports.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons