Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-RaquelRodriguesAmorim.pdf625,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A aplicabilidade da desconsideração da personalidade jurídica no âmbito dos grupos societários : uma análise à luz da doutrina e da jurisprudência do STJ
Autor(es): Amorim, Raquel Rodrigues
Orientador(es): Frazão, Ana de Oliveira
Assunto: Desconsideração da personalidade jurídica
Direito comercial
Jurisprudência
Sociedades anônimas
Sociedades comerciais
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 16-Set-2011
Referência: AMORIM, Raquel Rodrigues. A aplicabilidade da desconsideração da personalidade jurídica no âmbito dos grupos societários: uma análise à luz da doutrina e da jurisprudência do STJ. 2011. 85 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou estabelecer em seus capítulos uma análise sobre os aspectos gerais dos grupos societários, a sua configuração e as conseqüências geradas no sistema jurídico decorrente desta constituição, que desencadearam a crise funcional do direito societário. A manutenção da personalidade jurídica das sociedades participantes dos grupos societários traz consigo um antagonismo inerente à sua própria formação, cuja origem subsiste na incompatibilidade da autonomia com a dependência econômica das sociedades, que compromete o capital social de todas as empresas envolvidas. Todavia, a inexistência de uma legislação clara e objetiva, que regule os grupos societários de maneira específica e compatível com a realidade societária contemporânea, fez com que a jurisprudência fizesse no processo de prestação jurisdicional a tutela dos que são prejudicados pela lacuna jurídica deixada pelo sistema. Para tanto, fez-se o uso da desconsideração da personalidade jurídica, de maneira a superar a barreira da personalidade jurídica autônoma da sociedade componente de um grupo para atingir aqueles que se escondiam atrás dela. A desconsideração, por sua vez, traz consigo inúmeros problemas ao tema dos grupos societários e revela uma possível insuficiência na resolução dos casos concretos insurgentes no sistema judiciário. Com a abordagem dos aspectos mais relevantes que tocam ao tema da aplicabilidade da desconsideração aos grupos, objetiva-se, no presente trabalho, a análise dos aspectos gerais que envolvem o tema e o estudo dos casos concretos existentes no Superior Tribunal de Justiça, de maneira a ser delineado o cenário real da aplicabilidade da desconsideração no âmbito dos grupos societários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1965
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons