Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CindydeSouzaTavares_GabrielledeSousaFreire.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Obrigado, amanhecer : um retrato da alfabetização de pessoas em situação de rua
Autor(es): Tavares, Cindy de Souza
Freire, Gabrielle de Sousa
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: População em situação de rua
Alfabetização
Jornalismo
Documentário (Cinema)
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 12-Mar-2018
Referência: TAVARES, Cindy de Souza; FREIRE, Gabrielle de Sousa. Obrigado, amanhecer: um retrato da alfabetização de pessoas em situação de rua. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O processo de letramento é delicado e determinante, principalmente, aos indivíduos que estão inseridos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Compreender as motivações e a vida pregressa dessas pessoas é um desafio, em especial, quando elas se encontram em situação de rua. O presente documento é um relato do memorial da produção do documentário “Obrigado, amanhecer: Um retrato da alfabetização de pessoas em situação de rua”, que mostra as perspectivas de inserção social de pessoas que construíram suas vivências no ambiente da rua. O conteúdo está embasado por dados sociodemográficos e teorias relacionadas à etnografia, documentário e jornalismo público.
Abstract: The process of literacy is delicate and determinant, mainly, to the individuals that are inserted in the modality of Education of Youths and Adults (EJA). Understand the motivations and the past lives of these people is a challenge, especially when they are in street situation. This document is an account of the memorial of the production of the documentary “Obrigado amanhecer: Um retrato da alfabetização de pessoas em situação de rua” which shows the perspectives of social insertion of people who have built their experience in the street environment. The content is based on sociodemographic data and theories related to ethnography, documentary and public journalism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons