Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1958
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RejanyMariaAlves.pdf235,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e letramento científico através do ensino de biologia no ensino médio
Autor(es): Alves, Rejany Maria
Orientador(es): Marchese, Roselei Maria Machado
Assunto: Leitura
Ciências - estudo e ensino
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 15-Set-2011
Referência: ALVES, Rejany Maria. Leitura e letramento científico através do ensino de biologia no ensino médio. 2011. 21 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, 2011.
Resumo: A atual sociedade tem por característica a grande disponibilidade de informações, especialmente as científicas e tecnológicas que tem proporcionado grandes avanços em diversas áreas do conhecimento humano. Neste contexto surge um grande desafio para a educação que é formar o cidadão capaz de fazer uso na prática social dos conhecimentos científicos, o que implica ser letrado cientificamente. Assim o professor romper com antigos paradigmas da educação que valorizam o conhecimento mecânico e memorizado por eventos de letramento científico proporcionando aos seus alunos aprendizagens significativas. Diante disso o objetivo deste trabalho foi discutir a importância do incentivo a leitura no Ensino Médio através do ensino Biologia como meio de promoção de letramento científico. O método de pesquisa utiliza a pesquisa bibliográfica, com levantamento de referências e análise destas no contexto do letramento científico. São discutidos conceitos e aspectos da leitura e do letramento científico de diversos autores. Posteriormente são apresentadas e discutidas estratégias de ensino de Biologia que foram ou podem ser utilizadas no Ensino Médio para incentivo a leitura e promoção do letramento científico do aluno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.