Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TiagoSouzadeCarvalho.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Grafite, pichação e educação na cultura visual : proposta para uma prática de ensino
Autor(es): Carvalho, Tiago Souza de
Orientador(es): Souza, Gustavo Lopes de
Assunto: Grafite (Arte)
Pichação
Cultura visual
Data de apresentação: 22-Dez-2016
Data de publicação: 28-Fev-2018
Referência: CARVALHO, Tiago Souza de. Grafite, pichação e educação na cultura visual: proposta para uma prática de ensino. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar as abordagens que a educação da cultura visual promove através de uma prática de ensino cujos principais instrumentos didáticos são as análises dos grafites e das pichações. Inicial-mente, é apresentado alguns apontamentos do grafite na pré-história até o século XX. Em seguida, como o grafite e a pichação de Nova Iorque e no Brasil se relacionam. Mais adiante, é feita uma análise de tentar entender as fronteiras do que é pichação, grafite, arte e/ou não arte. Em seguida, discutem-se trabalhos científicos que abordaram o uso do grafite e da pichação no ensino de artes, procurando-se compreender qual seria importância de se estudar a arte urbana. Nesse sentido, será discutido como o grafite e a pichação podem se relacionar com a educação da cultura visual, que tenta estudar e analisar as imagens de forma interdisciplinar, inseridas em seu contexto sociocultural. Por último, será analisado o modo pelo qual as práticas de ensino nos Estágios Supervisionados II e III se relacionaram com o tema proposto. As análises foram aprofundadas a partir de uma aula fora da escola, cujo objeto de estudo foram as discussões dos grafites e das pichações localizadas na quadra 409 do bairro da Asa Norte, em Brasília, cujo local serviu para reflexões e conversas informais de assuntos como o gênero.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons