Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_YuriAntoniodeSouza.pdf633,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência do PRÓ-DF enquanto incentivo econômico : uma análise qualitativa da política pública
Autor(es): Souza, Yuri Antônio de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Desenvolvimento econômico
Políticas públicas
Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável do Distrito Federal (Pró-DF)
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: SOUZA, Yuri Antônio de. Análise da eficiência do PRÓ-DF enquanto incentivo econômico: uma análise qualitativa da política pública. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As políticas públicas podem ser definidas como uma resposta do Estado às demandas sociais. De tal modo, por intermédio da estruturação de ações e programas, alternativas são formuladas aos problemas encontrados e soluções são esperadas a partir da conduta estatal. No âmbito do Distrito Federal, houve a implementação de um programa amplo de incentivos, o PRO-DF. O objetivo inicial do trabalho foi a realização de uma análise de eficiência do incentivo econômico, relativo à concessão de terrenos, especificamente àquele dado às empresas que se assentaram na região administrativa de Santa Maria. Contudo, frente às limitações encontradas para se realizar um estudo quantitativo do PRÓ-DF, foi realizada uma análise qualitativa, a qual toma como base o relatório de auditoria especial – que examina os controles do programa, feito pela CGDF, bem como a auditoria e a decisão tomada pelo TCDF. Dessa forma, ao assimilar ambas as experiências com o objetivo de estudar o programa de uma forma ampla, foi possível averiguar as dificuldades inerentes à sua implementação e controle, bem como propor a utilização de métodos de análise como forma de acompanhamento e gestão do programa. O método escolhido foi o da Matriz do Marco Lógico e teve o fito de evidenciar que, a despeito das limitações encontradas, a avaliação sistemática e continuada de políticas públicas demonstra ser importante ferramenta gerencial, visto que municia os gestores de programas e os formuladores de políticas públicas de meios para incrementar a eficiência e efetividade dos recursos alocados em programas sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons