Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaCrispimdosSantos.pdf982,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa e evidenciação contábil : uma análise em companhias abertas brasileiras do setor de agronegócio que exploram ativos biológicos
Autor(es): Santos, Camila Crispim dos
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Agronegócios
Ativos biológicos
Contabilidade
Governança corporativa
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: SANTOS, Camila Crispim dos. Governança corporativa e evidenciação contábil: uma análise em companhias abertas brasileiras do setor de agronegócio que exploram ativos biológicos. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O agronegócio é um setor que até pouco tempo não tinha um acompanhamento adequado da contabilidade e outras áreas da administração, seu alto desenvolvimento com o passar do tempo fez com que melhorias na contabilidade e administração chegassem até este setor. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o Índice de Governança Corporativa e o Índice de evidenciação das informações em empresas do setor de agronegócio que exploram ativos biológicos no período compreendido entre 2011 a 2016. Para atingir o objetivo desejado foi realizado um método quantitativo, com enfoque descritivo dos dados contábeis e financeiros, onde os dados foram retirados da base de dados do Economática®, baseado no estudo realizado por Botelho, Pires, Rech e Tortoli (2016). Ao realizar a pesquisa foi necessária a análise das Demonstrações Contábeis e Notas explicativas para se estimar as variáveis necessárias. Após realizar a associação entre as variáveis escolhidas com o Índice de Evidenciação, foi possível verificar que poucas variáveis influenciam significativamente o nível de evidenciação das demonstrações financeiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons