Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsloraneFernandesdeAndradeAlencar.pdf517,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da crise financeira na instituição pública : Universidade de Brasília - UnB
Autor(es): Alencar, Islorane Fernandes de Andrade
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Orçamento público
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - orçamento
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: ALENCAR, Islorane Fernandes de Andrade. O impacto da crise financeira na instituição pública: Universidade de Brasília - UnB. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: É objetivo verificar a plausibilidade dos aspectos justificadores da crise financeira na Universidade de Brasília - UnB a partir de análises das informações contábeis, tendo em vista a questão orçamentária e os déficits que atingem muitas Universidades brasileiras. Por consequência da situação econômico-financeira do Distrito Federal, do recebimento dos recursos do Ministério da Educação e da importância das Universidades Públicas no País, em especial a Universidade de Brasília – UnB, surge a necessidade do presente trabalho em analisar as despesas realizadas na Universidade no período de 2015 a 2017 em decorrência da crise financeira enfrentada pela mesma nos últimos anos. O estudo foi feito a partir da análise de documentos da Instituição contendo as despesas realizadas e receitas arrecadas pelo órgão referente aos anos supracitados. De acordo com as observações dos Relatórios de Gestão e do Relatório da Lei Orçamentária Anual verificaram-se aspectos justificadores para a crise orçamentária da UnB, percebida por uma queda nos investimentos feitos na Universidade, além de uma redução de recursos advindos do Tesouro em comparação dos anos de 2016 e 2017. Utilizou-se a metodologia qualitativa por meio de pesquisas bibliográficas e documentais dos Demonstrativos Financeiros tais como Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais, Balanço Financeiro e Balanço Orçamentário. Na ótica contábil, a análise desses demonstrativos confirmam a crise financeira na Universidade de Brasília conforme relatado em discursos levantados na pesquisa, dentre os quais alega-se a falta de recursos orçamentários do Governo e as limitações no uso de recursos próprios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons