Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JúliaReinodeSouza_tcc.pdf859,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma metacrítica de “As Belas Mentiras : a ideologia subjacente dos textos didáticos”, de Maria de Lourdes Chagas Deiró Nosella
Autor(es): Souza, Júlia Reino de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Ideologia
Marxismo
Livros didáticos
Nosella, Maria de Lourdes Chagas Deiró, [19-?]-2017
Data de apresentação: 18-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: SOUZA, Júlia Reino de. Uma metacrítica de “As Belas Mentiras: a ideologia subjacente dos textos didáticos”, de Maria de Lourdes Chagas Deiró Nosella. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Considerando a forte influência marxista na pedagogia brasileira, especialmente no livro As Belas Mentiras de Maria de Lourdes Chagas Deiró Nosella, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma metacrítica da obra. Para isso, reconhecemos pontos importantes da teoria marxista, que embasam a interpretação da autora, bem como de autores com opiniões contrárias. Partindo dessas informações fazemos um balanço através de análise bibliográfica. Constatou-se então, uma distância entre a análise da autora e a realidade apresentada nos textos e as características de nossa sociedade. Além disso, percebeu-se que a crítica de Nosella não é em relação à ideologia burguesa, mas ao conservadorismo. A autora tende, então, a excluir os valores tradicionais para inserção de novos valores.
Abstract: Considering the huge marxist influence in the brazilian pedagogy, especially in the book As Belas Mentiras of Maria de Lourdes Chagas Deiró Nosella, this completion of course work has as objective to do a metacritical of the book. For this, ee recognize important points of marxist theory, that underlie the author‟s interpretation, as well as authors with contrary opinions. From this information, we make a review through bibliographic analysis. It was found, therefore, a distance between the author‟s analysis and the reality presented in the texts and the characteristics of our society. Moreover, it has been realized that Nosella‟s criticism is not in relation to bourgeois ideology, but to conservatism. The author tends to exclude traditional values for insertion of new values.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons