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2017_AnaLuisaRochaPereira_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorPereira, Ana Luisa Rocha-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Luisa Rocha. Práticas de interação e estratégias de aprendizagem na educação dos surdos. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo compreender como se dava as práticas de interação (entre os alunos surdos, os colegas e professores ouvintes), assim como associar esta relação com as estratégias pedagógicas de aprendizagem desenvolvidas com esses estudantes. Inicialmente, buscou-se expor a trajetória da educação dos surdos, desde a Antiguidade, a fim de se compreender os avanços conquistados por essa comunidade. Em seguida, discutiu-se o conceito de inclusão relacionando-o às práticas de interação entre os alunos surdos e o corpo escolar. Posteriormente, foram abordados estudos concernentes às estratégias de aprendizagem mais adequadas para o desenvolvimento pedagógico para esses sujeitos. A pesquisa em análise é resultado de um estudo de campo realizado ao longo de dois semestres em duas turmas distintas de uma mesma escola localizada no Gama/DF, considerada pólo em educação de surdos. A pesquisa identificou um contexto inclusivo contraditório, visto que não atendia aos princípios pedagógicos de proporcionar uma educação de qualidade aos educandos surdos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordIntegração socialpt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.titlePráticas de interação e estratégias de aprendizagem na educação dos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T18:48:22Z-
dc.date.available2018-02-19T18:48:22Z-
dc.date.submitted2017-12-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19437-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work had the purpose to understand how were the interaction practices (between deaf students and the other listening students and teachers), and also to associate this relation to the pedagogical strategies of learning developed with these students. Initially, this work wanted to expose the trajectory of deaf education, since antiquity, in order to understand the advances achieved by this community until now. After that, there was a discussion about the meaning of inclusion relating to the practices of interaction between deaf students and the school community. Subsequently, the study mentioned about the most appropriated learning strategies for the development of a good education for these subjects. This research in analysis is the result of a field study which occurred by two semesters in two different classes of one school located in Gama-DF, which is considered the pole in deaf education. The research that was done identified an opposite inclusive context because it did not attend the pedagogical principles which had the objective to establish a quality education to deaf students.pt_BR
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