Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Rocha, Lílian Santos | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Lílian Santos. Pedagogia em contexto não formal: a experiência de atuação no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior - FORMANCIPA. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de uma pesquisa acadêmica de cunho qualitativo que visa investigar a potencialidade e os limites da ação do pedagogo no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior – FORMANCIPA. O Programa funciona com aulas integradas e interdisciplinares aos sábados nos municípios goianos, Novo Gama e Valparaíso e atende jovens e adultos que têm interesse em ingressar no ensino superior. A participação é gratuita e além da formação, o Programa incentiva a emancipação social dos sujeitos. O espaço e a metodologia de ensino utilizada no Formancipa pertencem a uma dinâmica de ensino não formal. Além das aulas o Formancipa propõe oficinas de redação e de Orientação Vocacional Profissional e, diversas outras atividades em parceria com a entidade SERPAJUS. Através de observação e questionários aplicados aos monitores do Programa, objetiva-se identificar as percepções dos monitores por área de conhecimento sobre os limites e potencialidade da ação do pedagogo no FORMANCIPA e saber se a função do pedagogo é valorizada diante de uma educação não formal. Em análise de conteúdo dos dados obtidos é visto que o pedagogo ainda não tem o reconhecimento merecido diante de muitos outros cursos superiores, inclusive em cursos de licenciaturas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação vocacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Pedagogia em contexto não formal : a experiência de atuação no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior - FORMANCIPA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T10:59:00Z | - |
dc.date.available | 2018-02-19T10:59:00Z | - |
dc.date.submitted | 2016-09-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19399 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|