Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LilianSantosRocha_tcc.pdf725,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorRocha, Lílian Santos-
dc.identifier.citationROCHA, Lílian Santos. Pedagogia em contexto não formal: a experiência de atuação no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior - FORMANCIPA. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata-se de uma pesquisa acadêmica de cunho qualitativo que visa investigar a potencialidade e os limites da ação do pedagogo no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior – FORMANCIPA. O Programa funciona com aulas integradas e interdisciplinares aos sábados nos municípios goianos, Novo Gama e Valparaíso e atende jovens e adultos que têm interesse em ingressar no ensino superior. A participação é gratuita e além da formação, o Programa incentiva a emancipação social dos sujeitos. O espaço e a metodologia de ensino utilizada no Formancipa pertencem a uma dinâmica de ensino não formal. Além das aulas o Formancipa propõe oficinas de redação e de Orientação Vocacional Profissional e, diversas outras atividades em parceria com a entidade SERPAJUS. Através de observação e questionários aplicados aos monitores do Programa, objetiva-se identificar as percepções dos monitores por área de conhecimento sobre os limites e potencialidade da ação do pedagogo no FORMANCIPA e saber se a função do pedagogo é valorizada diante de uma educação não formal. Em análise de conteúdo dos dados obtidos é visto que o pedagogo ainda não tem o reconhecimento merecido diante de muitos outros cursos superiores, inclusive em cursos de licenciaturas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior)pt_BR
dc.subject.keywordOrientação vocacionalpt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titlePedagogia em contexto não formal : a experiência de atuação no Programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior - FORMANCIPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T10:59:00Z-
dc.date.available2018-02-19T10:59:00Z-
dc.date.submitted2016-09-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19399-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons