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dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Eduarda Alves Braga-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Eduarda Alves Braga. Sankofa: ensaio sobre a construção da identidade da criança negra. 2016. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO racismo é uma realidade recorrente na sociedade brasileira atual, e está presente em todos espaços sociais que permeiam nossas relações. A escola não está imune disso, pelo contrário, sendo aparelho ideológico do Estado, ela acaba refletindo uma hierarquia racial, onde o branco e sua cultura europeia são supervalorizados. O resultado dessa reprodução é um ciclo em que o negro e sua cultura são marginalmente excluídos, reforçando ainda mais o preconceito existente no nosso país. Essa realidade precisa ser mudada, os (as) negros (as) precisam de seus espaços de representatividade, para que saibam a importância de sua cor e de suas raízes, evitando assim que crianças negras neguem a sua raça, procurando se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade. Nas escolas, as crianças negras precisam conhecer e valorizar a sua cultura e a sua raça para além dos livros didáticos, para que a sua identidade não seja deturpada. A urgência de mudança é enorme e o início tem que ser imediato, para que a educação se transforme no principal meio de se combater o racismo, desconstruindo estereótipos e ideais latentes no nosso país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças negraspt_BR
dc.subject.keywordIdentidade racialpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.titleSankofa : ensaio sobre a construção da identidade da criança negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T10:46:03Z-
dc.date.available2018-02-15T10:46:03Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19365-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The racism is recurrent fact the current Brazilian society, and it is present in all social spaces that permeate our relations. The school is not immune of that, on the contrary, being an ideological appliance of the State, she finishes reflecting a racial hierarchy, where white and his they are supervalued European culture. The result of this reproduction is a cycle in which the black man and his culture are marginalmente excluded, reinforcing still more the existent prejudice in our country. This reality needs to be changed, them black men need of his spaces of representativeness, so that they know the importance of his color and of his roots, avoiding so what black children deny his race, if trying to fit in the standards imposed by the society. In the schools, the black children need to know and to value his culture and his race besides the text books, so that his identity is not corrupted. The change urgency is enormous and the beginning has to be immediate, so that the education changes in the main environment of the racism fights, desconstruindo stereotypes and latent ideals in our country.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19365pt_BR
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