Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19356
Título: | Aculturação e despreparo : a questão da educação indígena em escolas não indígenas |
Autor(es): | Lourenço, Luana Gonçalves Caetano |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Brasil. Constituição (1988) Índios - educação Educação indígena |
Data de apresentação: | 11-Jul-2017 |
Data de publicação: | 9-Fev-2018 |
Referência: | LOURENÇO, Luana Gonçalves Caetano. Aculturação e despreparo: a questão da educação indígena em escolas não indígenas. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de inserção dos alunos indígenas em uma escola não indígena, buscando mostrar os caminhos percorridos entre o início do processo de colonização, passando pelos jesuítas, Companhia de Jesus, Reforma Educacional Pombalina até chegar ao período republicano. Mostra, ainda, marco que a Constituição Federal de 1988 representou a base legal para a garantia de direitos desses sujeitos nas esferas social e educacional, e sua influência para a criação de novas leis para assegurar esses direitos. Por último apresentar a questão indígena, quando estes estão fora de suas terras nativas, de como esses direitos legais são colocados em prática e como acontece o processo educacional quando alunos indígenas estão inseridos em escolas não indígenas. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se de base bibliográfica, documental e entrevistas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons