Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Catarina de Almeida | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Jéssica Nayara dos Santos | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Jéssica Nayara dos Santos. O Proeja na SEDF: uma proposta de educação para os trabalhadores a partir do currículo em movimento. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja é uma proposta voltada para a formação da classe trabalhadora, tendo como princípio a formação humana integral e na sua centralidade o trabalho como princípio educativo. A Presente pesquisa buscou compreender como acorreu a implementação do Proeja na Secretaria de educação do Distrito Federal-SEDF, um ente federado sem tradição em educação profissional, onde os embates políticos fizeram com que essa proposta ficasse parada por mais de seis anos. O Proeja só surge oficialmente no âmbito da SEDF, a partir do Currículo em Movimento. O objetivo central desse trabalho é compreender essa implementação, a partir dos âmbitos específicos da ação curricular: político, administrativo e pedagógico. Os resultados iniciais dessa investigação apontam como desafio inicial dessa proposta, a decisão pedagógica dos professores da rede, que é o que vai efetivamente fazer o currículo integrado proposto pelo Proeja possível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.title | O Proeja na SEDF : uma proposta de educação para os trabalhadores a partir do currículo em movimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T12:54:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T12:54:02Z | - |
dc.date.submitted | 2015-09-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19353 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National Program of Integration between Vocational Education and Basic Education for Youngs and Adults- Proeja is a proposal focused on the formation of working class, having as principle the integral human formation and in its centrality the work as an educational principle. This research intended to realize how the implementation of Proeja occurred at Secretaria de Educação do Distrito Federal, a federated entity without experience on vocational education, where the politic debates contributed to stagnate the proposal for more than six years. Proeja only officially emerges with the Curriculum in Motion. The central goal of the research is to realize this implementation in specific areas of curricular action: political, administrative and pedagogical. The initial results demonstrate the teacher’s pedagogical decision as an initial challenge, which will effectively make the integrated curriculum proposed by Proeja possible. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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