Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Geovany Araújo | - |
dc.contributor.author | Cataldi, Gabriel Luiz Pedreira | - |
dc.identifier.citation | CATALDI, Gabriel Luiz Pedreira. Adequação de hardware e implementação de um sistema de controle de um robô aéreo com dois rotores articulados. 2017. viii, 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um veículo aéreo tilt rotor é uma aeronave que consegue realizar voos estáveis de baixa velocidade, decolar e pousar na vertical como helicópteros, e atingir velocidades maiores de forma semelhante a um avião. Por isso é uma aeronave híbrida com muitas possibilidades de pesquisa, visto que apresenta uma adaptabilidade para diferentes situações. A proposta deste trabalho consiste: (i) na avaliação e no reajuste de todo o hardware e software do sistema robótico aéreo não tripulado (VANT) com dois rotores articulados do Laboratório de Robótica Aérea da Universidade de Brasília; (ii) e na implementação de um sistema de controle e estabilização para a aeronave com foco em seu controle de atitude e de orientação, com o objetivo de atingir um voo pairado estável. Para isso, uma abordagem direta foi utilizada baseada em controladores Proporcional (P) e Proporcional-Derivativo (PD), e um novo protótipo com um sistema eletrônico embarcado foi construído. Dois modos de controle foram implementados. O primeiro, utiliza um controlador P que atua no controle do veículo através da utilização de um joystick pelo usuário. O segundo, utiliza um controlador PD para realizar o controle da dinâmica de orientação do veículo nos três eixos de movimento: na guinada, na arfagem e na rolagem. Os resultados obtidos mostram o funcionamento de ambos os modos, levando a aeronave a um novo estágio de desenvolvimento capaz de voar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículo aéreo não tripulado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Robótica | pt_BR |
dc.title | Adequação de hardware e implementação de um sistema de controle de um robô aéreo com dois rotores articulados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T11:01:57Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T11:01:57Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19345 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A tilt rotor aerial vehicle is an aircraft with the ability to reach stable flights at low speed, to perform vertical take-off and landing like a helicopter, and to reach high speed flight as a fixed wing airplane. That is why is a hybrid aircraft with many research possibilities, since it shows great adaptability to different situations. The purpose of this work is: (i) to evaluate and readjust all of the hardware and software of the unmanned aerial robotic system with two articulated rotors (UAV) from Aerial Robotics Laboratory of University of Brasília; (ii) and to implement a control and stabilization system for the aircraft focusing on its attitude and orientation control, aiming at achieving a stable hover flight. In order to do that, it was used a direct approach based on Proportional (P) and Proportional-Derivative (PD) controllers, and a new prototype with an electronic embedded system was built. Two control modes were implemented. The first one, uses a P controller that promotes the interface between the user and the joystick. And the second, uses a PD controller to control the vehicle orientation dynamics in the three axes of movement: yaw, pitch and roll. The results show that both modes are working and lead the aircraft to a new development stage capable of flying. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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