Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ClaraAraujoFeitosa_tcc.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Política de intermediação de mão de obra : uma análise comparativa da capacidade estatal de implementação em diferentes arranjos de descentralização
Autor(es): Araújo, Clara Feitosa
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Políticas públicas
Intermediação de mão-de-obra
Sistema Nacional de Emprego (SINE)
Emprego
Trabalho
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: ARAÚJO, Clara Feitosa. Política de intermediação de mão de obra: uma análise comparativa da capacidade estatal de implementação em diferentes arranjos de descentralização. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A política de Intermediação de Mão de Obra faz parte do conjunto de políticas ativas de emprego do Sistema Público de Emprego - SINE no Brasil e tem como objetivo reduzir o custo social do trabalho através da disponibilização de vagas na Rede SINE. A implementação da política se estrutura por meio de convênios do Ministério do Trabalho com estados, municípios e o Distrito Federal, em um entendimento que a descentralização favoreça a gestão da política. Como forma de investigar esta máxima, utilizou-se da literatura de políticas públicas para compreender o que são arranjos institucionais e como afetam o momento da implementação das políticas públicas. Dessa maneira, critérios para a análise da capacidade estatal na implementação foram organizados e utilizou-se a metodologia da criação de indicadores para detalhar a experiência da intermediação de mão de obra no Distrito Federal e no Goiás. Uma vez que as duas unidades da federação apresentam contextos de descentralização distintos, serviram como localidades para a análise comparativa que explorou 14 (catorze) indicadores, divididos em 4 (quatro) categorias de recursos: a de recursos humanos; a de recursos financeiros; recursos tecnológicos e recursos físicos. A abordagem documental auxiliou a pesquisa que uniu estratégias qualitativas e quantitativas e os resultados orientaram problemas de gestão no estado do Goiás, que possui vinculação tanto estadual quanto municipal. Verificou-se que as estratégias de descentralização fortalecem a política, aproximando formuladores e implementadores do público-alvo, porém, exigem mecanismos de coordenação e monitoramento centralizados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons