Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VitorHugoAmericoRezende.pdf4,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Automatização de troca de marcha para carro de Fórmula SAE
Autor(es): Rezende, Vitor Hugo Américo
Orientador(es): Fadel, Aida Alves
Assunto: Veículos
Automação
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: REZENDE, Vitor Hugo Américo. Automatização de troca de marcha para carro de Fórmula SAE. 2017. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo, concepção e validação dos sistemas elétrico e pneumático para troca de marcha de um carro de Fórmula SAE. O principal objetivo é melhorar a performance do carro durante as competições, auxiliando o piloto durante as trocas de marcha e diminuindo o tempo de troca e uso da embreagem. Além de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e experiências trocadas durante os projetos desenvolvidos no Universidade de Brasília (UnB). A concepção do projeto está detalhada nesse trabalho, bem como alguns resultados obtidos, que se mostrou viável para aplicação como solução para as demoras de troca das marchas.
Abstract: The present work presents the study, design and validation of electric and pneumatic systems for the gear change of a Formula SAE car. The main objective is to improve the performance of the car during competitions, assisting the rider during how to change gears and reducing the time of change and use of the clutch. In addition to applying the knowledge acquired in the course and experiences exchanged during the projects developed at the University of Brasília (UnB). A project design is detailed in the work, as well as some results obtained, which are shown for application as a solution to the gearshift delays.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons