Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VictóriaBarrosPimenta_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação social na gestão pública : caso Observatório Social de Brasília
Autor(es): Pimenta, Victória Barros
Orientador(es): Bastos, Ana Paula Vidal
Assunto: Participação social
Administração pública
Associações sem fins lucrativos
Data de apresentação: 29-Nov-2017
Data de publicação: 7-Fev-2018
Referência: PIMENTA, Victória Barros. Participação social na gestão pública: caso Observatório Social de Brasília. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta estudo sobre a participação social por meio do Observatório Social do Brasil (OSB) em sua unidade de Brasília e as suas contribuições para uma gestão social mais ativa. A importância do estudo é respaldada na relevância da participação da sociedade civil organizada no processo de aperfeiçoamento da democracia e das políticas públicas. Nesta pesquisa, nos debruçamos, por meio de pesquisa qualitativa, sobre o caso do OSB, uma instituição presente em 15 outros estados e que promove, por metodologia própria, o monitoramento das compras públicas em nível municipal. Nosso objetivo com este estudo é entender, qual o papel desta instituição, participativa, na gestão social por meio do monitoramento dos gastos públicos e pelo uso de indicadores de gestão pública. Através da análise documental e de entrevista, percebese que a atividade realizada pela associação fomenta uma atividade mais responsiva por parte do Estado, além de estimular a participação da sociedade no controle dos atos da administração pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons