Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaAlencarXavier.pdf425,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção social da violência em Martin Scorsese
Autor(es): Xavier, Bruna Alencar
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Scorsese, Martin, 1942-
Cinema - aspectos sociais
Violência
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: XAVIER, Bruna Alencar. A construção social da violência em Martin Scorsese. 2017. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia possui o objetivo de delinear a construção social da violência em quatro longas-metragens do diretor e produtor de cinema Martin Scorsese. Os filmes escolhidos para a realização do trabalho são: Taxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (1990), A Ilha do Medo (2010) e O lobo de Wall Street (2014). Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma análise das cenas e diálogos dos filmes mencionados, e caracterizado os tipos de violência representados neles. As tipologias da violência encenadas nos longas-metragens foram: a violência de gênero, a violência institucional, a violência psicológica, a violência racial e, por fim, a violência urbana. Todas essas tipificações apresentam-se nas quatro obras cinematográficas. É válido salientar que em determinado filme, uma tipologia possui maior ênfase do que outra. Apesar da distância cronológica da produção de cada filme, percebe-se certa interseção entre eles. Nota-se, com bastante ênfase, a hierarquização de gênero em Os Bons Companheiros e O Lobo de Wall Street. E a violência física e psicológica gerada em decorrência de estresse pós-traumático em Taxi Driver e A Ilha do Medo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons