Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GilsonMagnodeSouza.pdf2,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro e extensão universitária : relato de uma experiência enquanto artista-educador do processo artístico-pedagógico das “Fábulas de La Mambembe”
Autor(es): Souza, Gilson Magno de
Orientador(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Teatro
Extensão universitária
Processo de ensino-aprendizagem
Data de publicação: 30-Jan-2018
Referência: SOUZA, Gilson Magno de. Teatro e extensão universitária: relato de uma experiência enquanto artista-educador do processo artístico-pedagógico das “Fábulas de La Mambembe”. 2017. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2017.
Resumo: Este trabalho objetiva descrever e analisar o processo artístico-pedagógico do espetáculo “As fábulas de La Mambembe: uma viagem no mundo de La Fontaine”, desenvolvido com os alunos do projeto de extensão do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE/MG, entre o período de março de 2014 e julho de 2016. A produção dessa pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, parte da minha experiência enquanto docente e coordenador do projeto Teatro Universitário. Partindo, a princípio, de que os jogos teatrais são instrumentos potencializadores e significativos no processo de ensino aprendizagem do aluno. O Teatro Universitário coloca em prática alguns destes jogos com o intuito de experimentar e efetivar não apenas a montagem do espetáculo em si, mas desenvolver competências, habilidades artísticas e cognitivas do educando, além da capacidade de trabalhar em grupo. Durante a vigência do projeto, foram apresentados vários espetáculos, porém, iremos fazer um recorte temporal do período de 2014 a 2016, pois, foi o período em que ocorreu o processo de montagem do espetáculo das fábulas. Nessa pesquisa, serão apresentadas as etapas do processo, apontando os desafios, resultados e avaliação, sejam por meio dos depoimentos dos alunos, seja também pela observação e percepção do autor dessa pesquisa. Esse estudo visa contribuir para o atual debate sobre a função do teatro na formação do aluno, a fim de mostrar a prática teatral como instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem e emancipadora de sujeitos sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons