Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Souza, Gilson Magno de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gilson Magno de. Teatro e extensão universitária: relato de uma experiência enquanto artista-educador do processo artístico-pedagógico das “Fábulas de La Mambembe”. 2017. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva descrever e analisar o processo artístico-pedagógico do espetáculo “As fábulas de La Mambembe: uma viagem no mundo de La Fontaine”, desenvolvido com os alunos do projeto de extensão do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE/MG, entre o período de março de 2014 e julho de 2016. A produção dessa pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, parte da minha experiência enquanto docente e coordenador do projeto Teatro Universitário. Partindo, a princípio, de que os jogos teatrais são instrumentos potencializadores e significativos no processo de ensino aprendizagem do aluno. O Teatro Universitário coloca em prática alguns destes jogos com o intuito de experimentar e efetivar não apenas a montagem do espetáculo em si, mas desenvolver competências, habilidades artísticas e cognitivas do educando, além da capacidade de trabalhar em grupo. Durante a vigência do projeto, foram apresentados vários espetáculos, porém, iremos fazer um recorte temporal do período de 2014 a 2016, pois, foi o período em que ocorreu o processo de montagem do espetáculo das fábulas. Nessa pesquisa, serão apresentadas as etapas do processo, apontando os desafios, resultados e avaliação, sejam por meio dos depoimentos dos alunos, seja também pela observação e percepção do autor dessa pesquisa. Esse estudo visa contribuir para o atual debate sobre a função do teatro na formação do aluno, a fim de mostrar a prática teatral como instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem e emancipadora de sujeitos sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Teatro e extensão universitária : relato de uma experiência enquanto artista-educador do processo artístico-pedagógico das “Fábulas de La Mambembe” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T13:03:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-2-12 | - |
dc.date.available | 2018-01-30T13:03:47Z | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19208 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|