Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MurilloVelosoFernandesCosta_tcc.pdf476,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prática pedagógica no sistema socioeducativo
Autor(es): Costa, Murillo Veloso Fernandes
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Práticas pedagógicas
Educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: COSTA, Murillo Veloso Fernandes. Prática pedagógica no sistema socioeducativo. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC tem como objetivo investigar a importância do pedagogo dentro do Sistema Socioeducativo em uma Unidade de Semiliberdade do Distrito Federal. Tendo em vista que a atuação do pedagogo nesse campo de atuação é recente, o presente trabalho busca conhecer como é exercida a prática pedagógica dentro da Unidade de Semiliberdade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada na pesquisa-ação, e se apresenta como um estudo de caso. A ferramenta utilizada para realização da pesquisa foi uma entrevista semiestruturada feita com a pedagoga da Unidade de Semiliberdade, na qual as respostas foram analisadas e relacionadas com teóricos da educação. Foi realizado o levantamento do marco legal que legisla sobre a semiliberdade, sendo para isto avaliados o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o documento do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e o Projeto Político Pedagógico, todos dentro do contexto da Semiliberdade. Com a vivência no Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX) foi possível realizar o trabalho de conclusão de curso e de conhecer novas possibilidades de práticas pedagógicas. Realizada a pesquisa foi possível perceber que o currículo dos cursos de Pedagogia devem ser repensados com o intuito de explicitar uma proposta da implantação de disciplinas correlacionadas com a atuação do pedagogo dentro do sistema socioeducativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons