Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_YascaraMarinaFerreiraAlves_tcc.pdf885,02 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWatanabe, Graciella-
dc.contributor.authorAlves, Yascara Marina Ferreira-
dc.identifier.citationALVES, Yascara Marina Ferreira. As perguntas em exercícios de física: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 2016. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de discutir como estão sendo contemplados os conhecimentos cotidiano e científico nas perguntas feitas em exercícios de física. Em especial, pretende investigar como o conhecimento cotidiano está presente nessas questões e de que modo eles podem ajudar a trazer alguns encaminhamentos para o sucesso do entendimento dessas perguntas. Apresentam-se questionamentos e preocupações da área de pesquisa em ensino de física cujos trabalhos apontam para os desafios, erros e equívocos de tais exercícios ao questionarem saberes científico. Para tanto, são analisadas as questões de física de um curso preparatório para concursos da área de Mecânica Clássica. Foram utilizados como recursos para a compreensão dos dados: a elaboração de um quadro de análise e a análise documental. A partir dos resultados, buscou-se discutir caminhos possíveis para a inserção de contextualizações do cotidiano como instrumentos para a superação das dificuldades apresentadas na literatura sobre o processo de compreender as perguntas em exercícios de física.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConhecimento científicopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs perguntas em exercícios de física : do conhecimento cotidiano ao conhecimento científicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T11:15:28Z-
dc.date.available2018-01-29T11:15:28Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19184-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study goal is discuss how are being contemplated the daily and scientific knowledge’s on the questions made in physics exercises. Being the main goal an investigation of how the daily knowledge is present in those questions and which way they can help to bring some routings for the successful understanding of them. Questionings and worries are presented by the research area in the physics education since studies point to challenges and mistakes in production of exercises, because this questions demand scientific knowledge in its pure form, disregarding the practical, daily, application. Therefore, the questions analyzed are from the preparatory class for contests of mechanical area. Were utilized as resource for the comprehension of data: the elaboration of an analysis board and the documental analysis. From the results, it was search the discussion of possible ways to insert contextualization from daily experiences as instruments to overcome the difficulties presented in the writing process (with scientific terms), which is disturbing the understanding of physics exercises unnecessarily.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons