Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThaisDaSilvaRibeiro_tcc.pdf987,32 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorRibeiro, Thaís da Silva-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thaís da Silva. Rotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomo. 2016. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo buscou compreender como a organização da rotina escolar pode influenciar (ou não) na formação de sujeitos autônomos na educação infantil. Busquei respaldo teórico em autores, tais como: Barbosa (2000), Huguet; Solé; Basseadas (1999) e Bilória; Metzner (2013) referente à organização, planejamento da rotina escolar, conceituação de rotina e cotidiano. Recorri a Freire (1999) e a Kamii (2014) para discutir a construção/ condução da autonomia do sujeito, passagem da autonomia para heteronomia. No que diz respeito à metodologia adotada, acompanhei a prática de uma professora do 1º período da educação infantil, na faixa etária de 4 anos em uma instituição pública do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2016. Optei, amparada por Gil (2012), pela observação participante e pela entrevista semiestruturada. Como resultados ilustrativos, foi possível notar que a organização da rotina escolar influenciou, diretamente, na construção do sujeito autônomo. Chamou-me a atenção o fato de que os alunos estavam habituados e faziam sempre referência ao registro da rotina. Pareceu evidente essa preocupação, uma vez que tinham um “retrato” prévio da jornada vivenciada. A partir disso, o tempo e os espaços integram esse fazer pedagógico baseados nas atividades do cotidiano: interação, socialização e partilha, logo, esses momentos propiciaram uma construção da autonomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.titleRotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T11:09:52Z-
dc.date.available2018-01-29T11:09:52Z-
dc.date.submitted2016-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19183-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons