Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Thaís da Silva | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Thaís da Silva. Rotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomo. 2016. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo buscou compreender como a organização da rotina escolar pode influenciar (ou não) na formação de sujeitos autônomos na educação infantil. Busquei respaldo teórico em autores, tais como: Barbosa (2000), Huguet; Solé; Basseadas (1999) e Bilória; Metzner (2013) referente à organização, planejamento da rotina escolar, conceituação de rotina e cotidiano. Recorri a Freire (1999) e a Kamii (2014) para discutir a construção/ condução da autonomia do sujeito, passagem da autonomia para heteronomia. No que diz respeito à metodologia adotada, acompanhei a prática de uma professora do 1º período da educação infantil, na faixa etária de 4 anos em uma instituição pública do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2016. Optei, amparada por Gil (2012), pela observação participante e pela entrevista semiestruturada. Como resultados ilustrativos, foi possível notar que a organização da rotina escolar influenciou, diretamente, na construção do sujeito autônomo. Chamou-me a atenção o fato de que os alunos estavam habituados e faziam sempre referência ao registro da rotina. Pareceu evidente essa preocupação, uma vez que tinham um “retrato” prévio da jornada vivenciada. A partir disso, o tempo e os espaços integram esse fazer pedagógico baseados nas atividades do cotidiano: interação, socialização e partilha, logo, esses momentos propiciaram uma construção da autonomia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia - educação | pt_BR |
dc.title | Rotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T11:09:52Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T11:09:52Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19183 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|