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Título: O ensino de Geografia e a importância do estudo do lugar na construção da identidade da criança do 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Alves, Maíza Oliveira
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Crianças
Geografia (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 17-Jun-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: ALVES, Maíza Oliveira. O ensino de Geografia e a importância do estudo do lugar na construção da identidade da criança do 4º ano do Ensino Fundamental. 2016. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi motivado a partir de discussões geradas na disciplina Educação em Geografia e, possui como objetivo geral analisar se o Riacho Fundo II constitui-se elemento de mediação pedagógica no contexto de relações de ensino-aprendizagem no 4º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, a pesquisa assume o conceito de lugar, conteúdo referente ao processo de escolarização em Geografia, que possibilita à criança a reflexão sobre a realidade e a valorização daquilo que lhe é próprio, como suas vivências, cultura local e histórias de vida. Assim, sabendo que os conteúdos são orientados ao estudo do município, mas que o Distrito Federal possui Regiões Administrativas problematiza-se qual seria o lugar estudado, visto que as histórias das cidades estão fortemente ligadas à Brasília. A partir disso, em uma perspectiva qualitativa, a pesquisa foi realizada utilizando observações em duas salas de aula de 4ª anos do Ensino Fundamental, por meio de grupo focal realizado com os alunos, desenhos desenvolvidos por estes e utilização das informações contidas no diário da pesquisadora. Desta forma, a suposição geral desta pesquisa é que o conceito de Distrito Federal é construído a partir de Brasília, considerada como o lugar da criança, acarretando uma supervalorização da capital, em detrimento do Riacho Fundo II e consequentemente, da construção identitária da criança em seu lugar. Os resultados obtidos nos desenhos e nos diálogo das crianças do grupo focal indicaram hegemonia identitária de Brasília sobre o Riacho Fundo II, provocando a negação do próprio lugar de vivência e sua desvalorização em detrimento de uma realidade externa a sua. Tal fato também se origina da pouca importância dada pelos docentes ao ensino de Geografia, sendo construído de forma superficial e sem criticidade.
Abstract: The present course graduation work was motivated due to discussions generated from the discipline called ‘Education in Geography’ and its main goal is to analyze if the Riacho Fundo II constitutes as pedagogical mediation element in the context of teaching-learning relationships in the 4th year of Elementary School. Given this perspective, the research takes the concept of place, content related to the educational process in geography, which enables the child to reflect on the reality and evaluation of what is her own, such as her experiences, local culture and life stories. Therefore the contents are oriented to the study of the city, altough the Federal District division in Administrative Regions problematizes which place would be studied given that the stories of the cities are strongly linked to Brasilia. From this, in a qualitative perspective, the survey was conducted using observations in two classrooms of the 4th year of Elementary School through focus group conducted with the students, drawings developed by these and using the information contained in the diary of the researcher. Thus, the general assumption of this research is that the concept of Federal District is built around Brasilia, considered as the place of the child, leading to an overvaluation of the capital at the expense of Riacho Fundo II and consequently, the child's identity construction of her place. The obtained results indicates the hegemony of Brasilia’s identity over Riacho Fundo II, causing the denial of its own place of living and its devaluation due to an external reality of yours. This fact also stems from the limited importance given by teachers for the teaching of Geography, built and lectured on a superficial basis and without criticism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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