Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Nara Maria | - |
dc.contributor.author | Pereira, Tâmisa Pinto | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Tâmisa Pinto. Qualidade da educação das crianças na pré-escola no Distrito Federal: público x privado. 2016. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho foi realizado com foco na educação básica. A Constituição Federal de 1988 estipulou como dever do Estado, em conjunto com os entes federativos, o direito à educação. Direito conquistado após muita luta, entretanto, foi implementado com qualidade? Para fundamentar o estudo, primeiramente, foi relatada, cronologicamente, a história da educação infantil até a criança obter seu direito constitucional. Posteriormente, foram levantadas as principais políticas públicas elaboradas no decorrer do tempo para garantir o acesso a esse direito. Foi realizada pesquisa em duas instituições de ensino localizadas na Asa Norte no Distrito Federal, para a avaliação da qualidade ofertada por elas à crianças de quatro e cinco anos. Foram observados indicadores de qualidade propostos por Zabalza (2007) que envolvem a dimensão física, a funcional, a temporal e a relacional nas instituições educativas. Observou-se que essa dicotomia entre público e privado não é muito acentuada no campo observado: asa norte, mas que ambas constam pontos positivos e negativos que precisam ser melhorados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino privado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Qualidade da educação das crianças na pré-escola no Distrito Federal : público x privado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T10:42:54Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T10:42:54Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19179 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This academic work was made within the a focus on early childhood education. The Federal Constitution of 1988 stipulated as a duty of the State, in conjunction with the federal entities, the introduction of access to early childhood education for children from birth to six years in day care centers and preschools. This right was won after much struggle, however, it was implemented with quality? To support the study, first, was reported chronologically the history of early childhood education until the children get their constitutional right. Subsequently, this work shows the main public policies developed over time to ensure access to this right. Was made out a research in two schools located in the Asa Norte, Distrito Federal, for assessing the quality offered by them for children of four and five years. Quality indicators were observed proposed by Zabalza methodology involving the physical, functional, temporal and relational in educational institutions. It was observed that this dichotomy between public and private is not very pronounced in this field: Asa Norte, but both contained positive and negative points that need to be improved. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|