Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SarahAlvesDeCarvalho_tcc.PDF928,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As brincadeiras na construção da escrita da pré-escola
Autor(es): Carvalho, Sarah Alves de
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Escrita
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: CARVALHO, Sarah Alves de. As brincadeiras na construção da escrita da pré-escola. 2016. xi, 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho pesquisou a brincadeira como estratégia pedagógica no processo de construção da linguagem escrita, tendo como objetivo geral, pesquisar o uso das brincadeiras como mediadores no processo de construção da linguagem escrita em uma sala de 1º período da educação infantil; e como objetivos específicos analisar a atividade de aprendizagem de vogais por meio de brincadeiras e observar o uso do bingo para a aprendizagem da palavra oral com a imagem. Após uma visão histórica das concepções de infância e do atendimento e legalização do ensino na educação infantil, abordamos a utilização da brincadeira no processo de construção da linguagem escrita, como essa brincadeira contribui para o desenvolvimento da criança e como ocorrem as brincadeiras de cunho pedagógico em uma sala da educação infantil. Buscamos referenciar nosso trabalho em autores como Vigotski (1984, 2008), Luria (1998), Teberosky (2011), Hall (2006), Elkonin (2009), entre outros. O estudo empírico com abordagem qualitativa foi um estudo de caso com base na observação do contexto de uma turma de pré-escola de uma escola da rede pública do Distrito Federal, com crianças de quatro e cinco anos de idade matriculadas. Observamos três atividades propostas pela professora que tinham a brincadeira como estratégia pedagógica na construção da linguagem escrita. Os resultados mostraram que a professora já deu início ao processo de alfabetização das crianças de maneira lúdica e que as crianças têm uma grande recepção quanto às atividades lúdicas. Além de aceitarem a proposta da brincadeira, dedicam-se as essas atividades e trabalham em conjunto, uma ajudando a outra em suas dificuldades. Dessa forma, fica claro que as atividades pedagógicas que levam a brincadeira como estratégia pedagógica contribuem para o processo de construção da linguagem escrita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons