Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Almeida, Natália Soares de Albuquerque | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Natália Soares de Albuquerque. Os jovens do ensino médio: a opção profissional pela docência. 2016. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília é resultado de estudos e pesquisa desenvolvida durante o ano de 2013 coordenado pela professora Otília Dantas. No estudo atual indagamos: O que leva o jovem do Ensino Médio a se interessar pela profissão docente? Quais os motivadores que despertam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela profissão? A opinião da família influencia o jovem a optar pela profissão docente? O objetivo geral visa compreender os motivos que levam os estudantes do Ensino Médio a optarem pela profissão docente. A pesquisa foi fundamentada em autores que abordam temas como o papel social do Ensino Médio e sua formação para o trabalho, trabalho, juventude e docência. Para alcançar os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com jovens estudantes de duas escolas de Ensino Médio de uma região administrativa do DF, através da análise dos dados obtidos por meio de questionário, foi possível perceber o grau de conhecimento sobre as diversas profissões, em especial a profissão docente, e a realidade em que se encontram estes estudantes quanto à orientação da família a esse respeito. Considerou-se que o apoio familiar e que, a garantia de sucesso, independem da profissão desejada. Entretanto, os pais ainda reforçam aquela velha ideologia que o jovem deve escolher um curso que lhe dê retorno financeiro rápido e reconhecimento social. Constatamos que os bons professores ainda servem de referência à escolha profissional desses jovens. São intervenções pontuais e individualizadas que são introduzidas pelos professores sem a participação direta da escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação profissional | pt_BR |
dc.title | Os jovens do ensino médio : a opção profissional pela docência | pt_BR |
dc.title.alternative | High school youth : the professional choice for teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T13:32:02Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T13:32:02Z | - |
dc.date.submitted | 2016-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19171 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Final Paper in Pedagogy by Universidade de Brasília is result of studies and research developed during the year 2013, coordinated by Professor Otília Dantas. In the present study, we ask: What leads a High School student to take an interest in teaching profession? What motivations induce some interest in a High School student by his profession? Does the family's opinion influence him to choose the teaching profession? The main objective is to understand the reasons why High School students opt for teaching profession. The research was based on authors who discourse about themes such as the social role of High School and its training for work, work, youth and teaching. To achieve the outlined objectives, a qualitative research with young students from two high schools was made in Distrito Federal. Through analysis of data obtained by a questionnaire, it was possible to perceive the degree of knowledge about the different professions, especially teaching profession, and the reality of these students regarding orientation of their family in this respect. It was considered that family support it and that the guarantee of success are independent of desired profession. However, parents still reinforce that old ideology students people should choose a course that will give them quick financial returns and social recognition. We find out good teachers still serve as a reference to professional choice of these young people. These interventions are punctual and individualized. They are introduced by teachers without any direct school participation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|